Nestes últimos tempos de crise, o número de oportunidades de emprego no mercado formal cai cada vez mais. Em 2016, por exemplo, foi assim, e o brasileiro viu o número de postos de trabalho com carteira assinada encolher na indústria e no comércio.
Segundo os economistas, é possível que a situação volte a melhorar a partir de meados de 2017, porém para muitos um momento de crise pode ser uma oportunidade de ampliar os horizontes e abrir o seu próprio negócio.
Contudo, mesmo na hora de empreender é preciso haver cautela. Pelo menos 27% das empresas abertas fecham logo no primeiro ano de vida e outras 56% não chegam aos cinco anos de funcionamento – segundo dados do Sebrae.
As razões pelas quais isso ocorre são das mais diversas, mas a principal delas é a falta de planejamento e de conhecimento do mercado faz com que muitos emprendedores de primeira viagem, mesmo com muito entusiasmo, patinem e fiquem pelo caminho.
Planejamento é a palavra de ordem
Antes de abrir um negócio, é de fundamental importância que você conheça o mercado no qual você está tentando atuar. Se remar contra a maré já é difícil para grandes empresas, imagine então para micro e pequenos empreendedores.
Por isso, coletar informações a respeito dos concorrentes, dos preços praticados e conhecer as estratégias do negócio adotado por outras empresas é de suma importância – para diminuir os riscos e perdas financeiras logo de inicio.
Além disso, é preciso também estabelecer metas a serem atingidas por sua empresa. Para isso, você deve dedicar um tempo do seu trabalho em planejamento antes mesmo de a empresa existir – fazer à elaboração de um plano de negócios.
Quando bem estruturado, esse documento será o seu verdadeiro guia na hora de tomar decisões, indicando o que você deve privilegiar para a alcançar os resultados esperados.
Sem um plano de negócios claro e objetivo, empresas podem quebrar por não entender que administram de forma ineficaz os seus recursos, gastando mais do que arrecadam e executando tarefas que pouco agregam valor para o seu negócio. Além do mais, aqueles que forem em busca de um financiamento terão o seu plano de negócios analisado em detalhes por um agente bancário. E, ainda que um empréstimo seja aprovado, você pode obter taxas de juros melhores caso o seu plano transmita mais segurança e confiança.
Treinamento é a melhor solução
Diferente do que muitos possam imaginar, um
Curso deEmpreendedorismo não vai ensinar você a ter ideias, mas sim a lapidar os seus projetos de forma que eles se tornem viáveis comercialmente. Para isso, o primeiro passo é observar o seu próprio perfil como gestor.
Você está disposto a investir o seu tempo e uma boa parcela do seu dinheiro em um projeto assim?
Além de fazer a sua parte, identificando a concorrência, você será estimulado a encontrar nichos de mercado nos quais o seu produto possa ser mais bem-sucedido, requerendo menor investimento e mais assertividade na comunicação com o público-alvo.
Para isso, a elaboração e a atualização do plano de negócios são peças-chaves e você aprenderá os conceitos necessários para que possa dar a atenção devida para ele.
Por fim, o Curso de Empreendedorismo ainda lhe oferece dicas valiosas para que você saia em busca de parcerias quando chegar a hora de expandir seu negócio. Ser empresário é diferente de ser empreendedor e, portanto, você vai precisar da colaboração de profissionais para transformar o seu negócio.
Por fim, será preciso observar todos os aspectos legais e as documentais exigidas pelo governo bem como ter em mente quais são os tributos que precisarão ser pagos sobre o trabalho seu e de seus funcionários que é realizado por sua empresa.
Bons negócios e sucesso.
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